Tutorial - Fazer Filtro dos Sonhos



        Na ultima quinta feira do mês de agosto de 2013 , alguns de meus colegas escolares apareceram com uma novidade peculiar na sala de aula.... Um Filtro de Sonhos.

          Um filtro de sonhos, é na realidade uma espécie de amuleto da cultura indigena  Ojibwe que tinha muito apreço em decifrar seus sonhos. 
             Este povo acreditava que quando vem a noite, o ar se enche de sonhos bons e ruins, alguns deles mesmo sendo pesadelos, podem conter uma importante mensagem do Grande Espírito, outros porém contém energias ruins que flutuam à nossa volta e que não são nossos. O filtro, que na verdade é uma grande teia, tem a função de separar os sonhos bons e importantes das energias ruins, que podem nos fazer mal.

                  Voltando a minha sala de aula, minha amiga Adriely Freitas se tornou craque em confeccionar isto. E olhando no site www.casadecolorir.com que aprendemos a fazer, e é de lá que vem nossa matéria com todos direitos reservados á Casa de Colorir.



Materiais necessários:


- Aro de bastidor ou de cipó
- Cisal
- Linha (pode ser fio encerado, linha de ponto cruz ou um cisal mais fino)
- Cola super
- Tesoura
- Penas, botões, pedrinhas, sementes, flores artificiais e todo tipo de penduricalho e balangandã que você tiver por perto


Passo 1
Se você escolheu fazer seu filtro dos sonhos com o bastidor como a gente, você pode encapá-lo com o cisal, dando voltinhas nele todo.



Passo 2
Depois de enrolar o bastidor, você vai finalizar com um nó no final, deixando um aro para que ele possa ser pendurado. Finalize com a cola super para garantir que não solte.


Passo 3
Agora começa a parte que todo mundo acha que é complicada, mas nem é. Você vai  cortar aproximadamente 4 metros (o aro do bastidor tem 16cm) da linha mais fina, amarrar a ponta na parte superior e começar a tecer,  passando a linha novamente por trás do ar, dando a volta por cima e voltando com a linha por dentro dela mesma. Esse processo você repete até quase o fim do aro, com um espaço aproximado de 5cm entre os pontos.



A teia que guia ao centro representa a forma como você trabalha suas forças. “Se você trabalhar com forças boas será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza, do contrário, irá para uma direção que causará dor e infortúnios.”


Passo 4
Quando chegar quase no fim do aro, deixe um espaço entre o último e o primeiro ponto.



Passo 5
E aí volte a tecer o teia, ligando a linha que sai do último ponto ao centro do primeiro ponto, fazendo como no passo 3 (passa por trás, enrola e volta por dentro da linha).




Assim você vai até chegar ao centro. Confira se o círculo final está redondinho e no tamanho que você quer.



Detalhe do nó final, arrematado com cola super.




Para terminar, basta enfeitar com penas, flores e outros penduricalhos.



Filtros  dos Sonhos feitos por Adriely Freitas:








Eu e meu Filtro de Sonhos ( Feito por Drica, também) :



              *-*
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo