[ROTEIRO] - Mata Atlântica .



- Abertura -

Com Marco Birkheuer

Marcos Paulo

Welerson Jr

Mara Mendes

Vívian Guadalupe

Izabela Leão

Thales Calheira




Marco Birkheuer: A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical com tipo de vegetação que é (ou era) diversamente rica tanto na fauna quanto na flora existente no Brasil, mas ultimamente está "em perigo de extinção".




Welerson Jr. : Seus processos ecológicos evoluíram a partir do Eoceno, quando os continenteseram relativamente dispostos como estão hoje. A região é ocupada por seres humanos há mais de 10 000 anos.




Mara Mendes: A partir da colonização européia, e principalmente, no século XX, a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando menos de 10% da cobertura vegetal original.




- Encenação -




Rainha Maria Á Loca : Dom João Sexto, please, traga a única riqueza dessa civilização. O pau.




Dom João VI : Chamarei de Pau Brasil. Em homenagem ás brasas de fogo que parecem-se com sua cor. OMG!




Izabel: Eu vou.




Bobo da corte: Eu também.




Salazar: Eu também.




Ana Boleña: Eu também.




Nicolau: Também.




(Eles cortam a grande variedade da espécie.)




Vívian Guadalupe: Antes disso, Junto com toda a fauna e flora, viviam diversas tribos de índios, sem as preocupações inerentes ao modo de produção capitalista, retirando da mãe-natureza apenas o necessário para sobreviver e também para manipular umas ervas exclusivas da região.




Marcos Paulo: A Mata Atlântica era então o paraíso para os grupos indígenas, o lugar onde eles podiam viver suas vidas em um clima bem maneiro, na maior paz e amor.




Marco: Com a chegada dos colonizadores portugueses, a Mata Atlântica nunca mais seria a mesma. De olho no pau-brasil, os lusos iniciaram a devastação do lugar. Após séculos de capitalismo no Brasil, as matas deram lugar às cidades lotadas de carros, prédios e camelôs por toda a parte.




Thales: A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia.




Izabela: Há subdivisões do bioma da Mata Atlântica em diversos ecossistemas devido a variações de latitude e altitude.




Welerson: De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, a área de domínio da Mata Atlântica compreende oito bacias hidrográficas28 :
Paraná
Uruguai
Atlântica Sul
São Francisco
Atlântico Sudeste
Atlântico Leste
Atlântico Nordeste Oriental
Parnaíba




Thales: É também no domínio da Mata Atlântica, que se localiza um dos maiores aqüíferos do mundo: o Aqüífero Guarani.




Mara Mendes: A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade de plantas no Planeta, sendo constatada mais de 450 espécies no Sul da Bahia, perto de Una.29 Entretanto, tal diversidade e grau de endemismo varia

Marcos Paulo: Definidas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) em 199232 33 34 35 :
Floresta Ombrófila Densa
Floresta Ombrófila Aberta
Floresta Ombrófila Mista
Floresta Estacional Decidual
Floresta Estacional Semidecidual
Mangues
Restingas
Campos de altitude


Vivian: Existe uma relativa precariedade referente à realização de levantamentos de fauna da Mata Atlântica, o que torna sua descrição mais difícil que a da vegetação, mas ela pode ser dividida em dois grandes grupos de animais57 :


Marco: Generalistas: pouco exigentes, com altas taxas de reprodução e grande variabilidade de dieta e hábitos alimentares, o que permite que habitem trechos de mata secundária. Ex.:macaco-prego, sabiá-laranjeira.


Izabela: Especialistas: dieta e hábitats muito restritos. São sensíveis à perturbações no meio, e por isso tendem a ser encontradas em trechos de floresta primária. Ex.:jacutinga,muriqui.








Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo