TENTANDO DIFERENCIAR TRANSSEXUALIDADE X ORIENTAÇÃO SEXUAL X CROSSDRESSING


Olá abiguinhos,

Decidi fazer essa postagem após o pedido de uma amiga no Facebook - Flávia Leles. 

Neste assunto, você deve já deve ter ficado na dúvida, ou pelo menos já se confundiu, tendo em vista que realmente há uma imensidão de aspectos rondando o seres humanos enquanto figuras anatômicas (relacionado ao corpo) e psicológicos (relacionado à mente). 

É importante saber que quando nascemos, a nossa condição como ser pensante é essencial em nossa formação, tendo papel efetivo no transparecimento dos nossos desejos e na expressão de nossas características mais íntimas. 

Quando falamos em identidade de gênero, nos referimos ao ''tipo'' pelo qual o indivíduo se identifica.

Bom... Certa pessoa nasce mulher, mas apesar de ter características anatômicas, morfológicas e fisiológicas (genitália, cromossomos sexuais, hormônios) femininas, ela não se reconhece daquela forma, porque simplesmente ''nasceu no corpo errado''. E por isso, ao admitir essa questão, ela integra na construção de seu próprio ''eu'', indo em busca dos seus caracteres, por exemplo, masculinos, através da transsexualização. 

Ela, agora ''ele'', passa a agir como o homem que é. Antes de realizar a transição, ele já possuía traços masculinos, o que significa que ele não era uma lésbica masculinizada, porque podia muito bem se atrair por homens (agora estamos tratando da orientação sexual).

Identidade de gênero é exclusivamente o gênero pelo qual você se identifica. Você nasceu homem, e se identifica como homem. Pronto. Mas, ''eu'' nasci homem, e não me identifico como homem, então resolvi assumir a minha parecença ao me tornar uma MULHER TRANSEXUAL.

A orientação sexual, por sua vez, define a sua atração carnal. Você pode ser hétero, se gostar do sexo oposto. Você pode ser homossexual, se gostar do mesmo sexo. Você pode ser bissexual, se gostar de ambos sexos. Você pode ser assexual, se não gostar de nenhum. 

Mais um exemplinho funcional. 

  • Juliano nasceu homem. Mas sua identidade sexual era de mulher.
  • Juliano agora se torna Julie. 
  • Julia se interessa por outras mulheres, portanto, é lésbica.
Existem também os CROSSDRESS, que são indivíduos que usam acessórios, roupas, do sexo oposto. E não podem ser confundidos com TRANSSEXUAIS, porque ao contrário destes, os crossdressers  ''tipicamente não modificam o seu corpo, através da terapia hormonal ou cirurgias, mas tal acontece alguns casos, como o de Stu Rasmussen, político americano e presidente da câmara municipal da cidade de Oregon.''. 



EM RESUMO

''Transexualidade: refere-se à condição do indivíduo cuja identidade de gênero difere daquela designada no nascimento e que procura fazer a transição para o gênero oposto através de intervenção médica, podendo ser redesignação sexual ou apenas feminilização/masculinização dependendo do gênero a ser transicionado (administração de hormônios e cirurgia de redesignação sexual).
A orientação sexual de uma pessoa indica por quais gêneros ela sente-se atraída, seja física, romântica e/ou emocionalmente. Ela pode ser assexual, bissexual, heterossexual, homossexual ou pansexual.
Cross-dressing é um termo que se refere a pessoas que vestem roupa ou usam objectos associados ao sexo oposto, como por exemplo: joias, perucas, perfumes, maquiagens, por qualquer uma de muitas razões, desde vivenciar uma faceta feminina (para os homens), masculina (para as mulheres), motivos profissionais, para obter gratificação sexual, ou outras.''


Espero que eu não tenha confundido a cabecinha de vocês. :) 
Fontes de pesquisa: Wikipédia. 






Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo